segunda-feira, 21 de março de 2011

Adeus as Belas Artes

É uma pena, mas o Cine Belas Artes acabou.

Não vale dizer que querem construir um comércio de massa ou escritórios, sabemos que estamos carentes disso na cidade, "né"?

Com o crescente aumento da sociedade das mulheres fruta e políticos palhaços, pode até parecer fazer sentido, destruir um patrimônio cultural como o Cine Belas Artes... 68 anos de história.

Os cinemas de rua estão infelizmente acabando, a indignação das pessoas em frente ao Belas Artes não é atoa. O cinema fazia parte da história de São Paulo e devia ser tombado como patrimônio histórico e cultural, devia ter tomado o mesmo rumo do renovado Cine Marabá, na avenida Ipiranga. E este, até quando estará lá?

Como é que o município permite que algo do tipo possa acontecer? É triste pessoal, infelizmente, se quisérmos assistir a filmes de arte, teremos de comprar em algum lugar escondido por aí, pois mais uma vez, estão (município, empresários, bancos etc.) nos condicionando a frequentar shoppings com suas milhares de lojas e infernal multidão de fins de semanas, porque a massa é que importa, o volume financeiro é mais vantajoso.

Fico triste porque os cidadãos, que dormem sabendo que sua cultura em forma de cinemas de rua, feiras livres, teatros, ruas tradicionais, tudo isso está virando escombro, para ser colocado ali, um empreendimento de massa, que atenda milhões de pessoas, e mais, e mais.

Ditadura velada.

A mudança começa por quem é mais prejudicado o povo. Valorizar a cidade, sua história, seu bens, sua cultura, sua gente e seu nome, é valorizar a si mesmo.

Robinson Pereira
http://br.olhares.com/robinsonsilva